sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ESTUDO SOBRE ACIDENTES



Ministro interino das Cidades e ministro da Saúde divulgam estudo sobre acidentes de trânsito e consumo de álcool nas estradas 

Ter, 19 de Fevereiro de 2013 18:39 




O ministro interino das Cidades, Alexandre Cordeiro, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgaram nesta terça-feira (19/02) em coletiva à imprensa, os resultados da última pesquisa sobre o impacto do uso do álcool e sua relação com o trânsito.
Alexandre Cordeiro disse que "a segurança no trânsito está relacionada a três pilares importantes: a legislação, a conscientização e a fiscalização". Ele lembrou que a nova lei seca e as fiscalizações intensivas no Carnaval ajudaram a reduzir em 24% as mortes nesse período no país, comparado ao ano passado. Por isso, acredita que com uma legislação forte é possível intensificar a conscientização da população em relação ao trânsito brasileiro.
O ministro interino das Cidades ressaltou que a dobradinha - álcool e direção - têm uma influência muito grande nos resultados que levam o país ao 5º lugar no ranking de acidentes de trânsito. "É uma coisa que não temos como nos orgulhar. É por isso que o Ministério das Cidades sempre trabalha com o intuito de mobilizar a sociedade civil, para a importância da prudência ao dirigir", afirmou.
Cordeiro informou que o Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), já desenvolveu nove campanhas publicitárias relacionadas ao trânsito brasileiro. Dentre elas, seis ressaltaram o perigo da combinação álcool e direção. "É preciso entender que a lei não vem para punir e sim para salvar vidas", enfatizou.


Pesquisa

Os estudos realizados pelo Ministério da Saúde em hospitais públicos revelaram que o consumo de álcool tem forte impacto nos atendimentos de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). O levantamento apontou que uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros ingeriram bebida alcoólica. Segundo a pesquisa, 21% dos acidentes de trânsito estão relacionados ao consumo de álcool. Além disso, 49% das pessoas que sofreram algum tipo de agressão consumiram álcool. Os dados foram coletados em 2011 e analisados no ano passado.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha falou das ações que o ministério está desenvolvendo em relação ao número de acidentados e mortos nas estradas. Dentre elas, ele destacou o trabalho das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), onde foram investidos R$ 3,5 bilhões.
Padilha informou, ainda, que o Ministério da Saúde gastou R$ 200 milhões com internações no SUS, para vítimas de acidentes de trânsito. "Estamos juntando as nossas ações com o Ministério das Cidades e outros parceiros para mudarmos esse quadro", afirmou.
O ministro da saúde também enfatizou a importância da participação dos estados e municípios nessa luta para redução de mortes no trânsito. "Os estados que aumentaram a fiscalização com a nova lei seca conseguiram reduzir o número de acidentes durante o Carnaval. Isso prova que blitz, fiscalização e ações estaduais e municipais são fundamentais para a redução no número de imprudências nas estradas e rodovias", disse.

A coletiva foi as 14h30, no auditório do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário