quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Palestra do Ministro da Justiça sobre o programa "Crack, é possível vencer"



"CRACK, É ´POSSIVEL VENCER"




Durante palestra no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reafirmou as ações do governo federal no enfrentamento e prevenção ao uso de drogas, em especial as medidas para o tratamento de dependentes químicos e usuários de crack. O ministro apresentou um balanço das ações do programa “Crack, é possível vencer” realizadas em 2012 nos 13 estados – mais o Distrito Federal – que já aderiram ao programa.



De acordo com o ministro, dentre as principais propostas para 2013 está a pactuação com as outras 13 unidades da Federação. Em princípio, a prioridade será a adesão de municípios com mais de 200 mil habitantes. Os demais municípios poderão ter acesso a serviços e equipamentos, por meio do programa, desde que comprovem capacidade de execução.


O que é o programa?
É o programa lançado pelo Governo Federal com a finalidade de prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack, bem como enfrentar o tráfico de drogas. Tem por objetivo aumentar a oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e seus familiares, reduzir a oferta de drogas ilícitas por meio do enfrentamento ao tráfico e às organizações criminosas e promover ações de educação, informação e capacitação.

Observada a Lei nº 11.343/2006, o programa reúne diversas ações que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança pública e, de forma complementar, ações de educação e de garantia de direitos. As ações são organizadas em três eixos temáticos: Prevenção, Cuidado e Autoridade.
Caberá aos estados, municípios e DF a instalação de instâncias de gestão integrada do programa em âmbito local, por meio de comitês, que articulem as áreas de segurança, saúde, assistência social, educação, entre outras, para o planejamento, execução e avaliação das ações.

fonte: http://blog.justica.gov.br/inicio/ministro-da-justica-reafirma-compromisso-do-governo-federal-no-enfrentamento-as-drogas/  -Postado em



Nenhum comentário:

Postar um comentário