quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

BALADA SEGURA - 20° MUNICIPIO: SÃO LEOPOLDO

São Leopoldo é o 20º município a aderir à rede da Balada Segura 

 
 
Com o lançamento em São Leopoldo nesta quinta-feira (12/12), a Balada Segura chega ao 20º município gaúcho. Governo do Estado e prefeitura assinam convênio às 18h no Salão Nobre da prefeitura municipal, localizada na Praça Tiradentes, nº 119. Além do prefeito Aníbal Moacir da Silva e de secretários municipais, estarão presentes o presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer, representantes da Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.

Também será lançado no evento o Comitê Municipal da Balada Segura, reunindo representantes de diversas áreas de todas as esferas de governo, instituições de ensino, sociedade civil organizada, além dos credenciados do Detran/RS. O comitê terá a incumbência de desenvolver ações educativas paralelas às blitze de fiscalização. Após o lançamento, será realizada uma blitz educativa em frente à prefeitura.

A Balada Segura foi lançada em Porto Alegre como projeto piloto no dia 4 de fevereiro de 2011. 


A primeira fase se estendeu até o final de setembro daquele ano, quando a operação assumiu a estrutura que tem hoje, com blitze regulares de quartas a domingos e bafômetro para todos os condutores abordados.

Desde então, aderiram ao projeto os municípios de Canoas, Alegrete, Ijuí, Esteio, Guaíba, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Uruguaiana, Pelotas, Alvorada, Santana do Livramento, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Carazinho, Cruz Alta e Eldorado do Sul.


A princípio focada exclusivamente no público jovem frequentador da noite, a Balada Segura é agora um grande guarda-chuva que abrange ações de educação, comunicação e fiscalização voltadas aos mais diversos públicos, buscando a prevenção dos principais fatores de risco no trânsito.

O programa é uma parceria do Governo do Estado, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com as prefeituras municipais. As blitze de fiscalização e educação combatem, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados. O álcool, segundo estimativas da ONU, está presente em quase metade dos acidentes com mortes.


Publicada em 10/12/2013, às 17h48min
 
fonte: http://www.detran.rs.gov.br/index.php?action=noticias&cod=2206

Nenhum comentário:

Postar um comentário